Adélio Amaro

Adélio Amaro

Sobre o Autor

 

 

Adélio Amaro nasceu em 1973, em Leiria. Entre vários cursos, frequentou Design da Comunicação, na ESTGAD, Caldas da Rainha, e História de Arte do Século XX, na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa. Foi jornalista profissional (1996-2005) e diretor de vários jornais. É diretor executivo da Gazeta Lusófona (Suíça) e colabora na imprensa de Portugal, Suíça, França, Canadá, EUA e Brasil. Tem cerca de 4 mil artigos publicados em mais de 80 jornais e revistas. É fundador e sócio-gerente da editora Folheto Edições. Já participou em mais de duas dezenas de congressos e ações de formação, em outros tantos países, na Europa, Ásia e América. Com várias intervenções, palestras, prefácios e apresentações, moderou a apresentação de mais de 300 livros. Fez 14 exposições individuais de pintura e fotografia, em Portugal, Suíça e Japão. É Presidente da Associação de Investigação e Cultura dos Açores/Leiria.

Recebeu várias distinções, destacando-se: Medalha Prémio Especial pelo Ministério do Ambiente (1998), Troféu de Cultura do Orfeão de Leiria (2002), Medalhas e Diplomas Reconhecimento e Honra ao Mérito pelo Museu Maria da Fontainha, Castro Daire (2004, 2005 e 2007), Diploma e Medalha Austragésilo de Athayde, pela Academia de Letras e Artes do Paranapuã, Rio de Janeiro, Brasil (2005), Diploma de Honra ao Mérito, do Elos Clube de Leiria (2007), Grande Colar de Ouro, Diploma Grande Oficial, Comenda das Artes Visuais (2007) e Título Honorífico de Cavaleiro da Ordem (2015), da Associação Brasileira de Desenho, Honra ao Mérito do Elos Clube de Alcanena (2008), Medalha de Bronze da Cidade de Leiria (2014), entre outras…

Referenciado em vários manuais, é autor de 17 livros e cadernos e coordenador da Antologia de Poetas Lusófonos em 23 países de todos os continentes, já com sete volumes e mais de 300 poetas.

Autor dos Brasões das Freguesias de Barreira (Leiria) e Algarvia (Açores). Membro de várias associações e Academias em Portugal, Brasil e Canadá. É um apaixonado por Leiria e Açores, tendo efetuado o levantamento fotográfico de todas as freguesias de ambas as regiões.